Política de Privacidade e Proteção dos Dados

A presente Política de Privacidade e Proteção dos Dados (Política de Privacidade) tem a finalidade de demonstrar transparência quanto a coleta de informações, uso, armazenamento, tratamento e proteção dos dados pessoais dos usuários da HIKARI EDUCACIONAL (https://hikarieducacional.com.br), e esclarecer os motivos da coleta e a forma como os usuários podem gerenciar ou excluir as suas informações pessoais, contemplando nossos estudantes, colaboradores e demais públicos com os quais nos relacionamos.

A HIKARI EDUCACIONAL está comprometida com a sua privacidade e, por isso, disponibiliza esta Política de Privacidade em seu website para que você possa acessar a versão mais atualizada sempre que desejar.

Quem Somos

O endereço eletrônico de nossa plataforma tecnológica é: https://hikarieducacional.com.br

A HIKARI oferece educação a distância em todo o Brasil e para brasileiros que moram em alguns países onde temos Polo de Apoio Presencial.

O Ensino Médio a Distância na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA EAD) é voltado para pessoas que não concluíram seus estudos na idade adequada e desejam uma alternativa prática para obter certificação de nível médio e poder ingressar em um Curso Técnico ou no Ensino Superior.

Nosso curso EJA EAD é credenciado e autorizado o funcionamento pelo Conselho Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul sob a Deliberação CEE/MS n. 11.809/2019.

Quais dados pessoais coletamos e porque

A HIKARI coleta informações sobre você por meio das diversas interações realizadas conosco ou com terceiros que atuam em nosso nome, por meio de documentos, formulários, plataformas e canais de comunicação, sejam online ou offline.

As informações pessoais do usuário serão coletadas, usadas e tratadas única e exclusivamente para que as finalidades contratadas sejam efetivamente usadas pelo mesmo, e serão armazenadas em ambiente seguro e de acesso restrito.

Informações Coletadas Automaticamente (Dados de Navegação/Visitação online)

Quando um internauta acessa nossa plataforma tecnológica (website, AVA ou app), coletamos automaticamente seus dados de navegação por meio do uso de cookies e tecnologias similares que permitam reconhecer seu navegador ou dispositivo móvel, tipo e marca do aparelho celular, identificadores de dispositivos móveis, versão do sistema operacional, aplicativos instalados, informações sobre rede, provedor de conexão à Internet utilizado, configuração dos dispositivos, dados de software,

A HIKARI utiliza as informações dos cookies e tecnologias similares para autenticar usuários; lembrar preferências e configurações de usuários; determinar a popularidade de um conteúdo; divulgar e medir a eficácia de campanhas de marketing e analisar tendências e interesses das pessoas que interagem com os nossos serviços e plataformas.

A maioria dos navegadores é configurada para aceitar automaticamente os cookies. Porém, você possui autonomia para restringir, recusar ou desabilitá-los por meio das configurações do seu navegador. Contudo, ao fazer isso, algumas áreas do nosso website podem não funcionar corretamente, o que poderá impedir que você se beneficie de alguns de nossos recursos.

 

Informações Fornecidas por Você (Dados de Leads)

Ao acessar nossas plataformas e interagir com os nossos materiais e conteúdo, poderemos coletar outras informações que você decida compartilhar conosco, como por exemplo, nome completo, CPF, data de nascimento, grau de escolaridade, telefone, e-mail e endereço postal.

Tais dados são coletados por meio do preenchimento de formulários de inscrição, comentários, esclarecimento de dúvidas, participação em promoções, buscas, entre outros. Também poderão ser coletados dados presencialmente em formulários físicos ou outros formatos, decorrentes de pesquisas de interesse realizadas em locais públicos ou Instituições privadas que autorizem a divulgação dos nossos serviços. Para oferecer conteúdo e informações de seu interesse, por vezes realizamos o cruzamento de dados que coletamos de você, contudo, asseguramos que esse cruzamento não é feito para fins discriminatórios e que todos os direitos e liberdades individuais estão garantidos.

Informações de Matrícula (Estudante)

Caso você opte por adquirir algum dos serviços disponíveis em nossa plataforma tecnológica, iremos coletar os dados pessoais necessários para execução do contrato e prestação adequada dos serviços e cumprimento da legislação, como por exemplo: dados de identificação (Nome completo, data de nascimento, gênero, CPF, RG, Filiação); dados de contato (e-mail e telefone), dados locacionais (país, estado, cidade, endereço residencial), dados profissionais (cargo e nome da empresa em que trabalha, carta de declaração de vínculo empregatício, comprovante de vínculo empregatício), dados educacionais (grau de escolaridade, nome do curso, nome da Instituição de Ensino), dados de faturamento (nome, CPF, endereço, cartão de crédito).Também poderemos coletar dados sensíveis, como religião, cor, dados médicos, deficiências físicas ou cognitivas, quando fornecidos diretamente pelo usuário, visando assegurar o acesso a direitos e a prestação adequada dos serviços contratados, por qualquer uma das partes.

Os dados bancários dos Estudantes não ficarão armazenados ou compartilhados em nosso website/aplicativo. Mesmo os dados atrelados ao cartão de crédito, inseridos pelo próprio Estudante, não fica armazenado no bando de dados da HIKARI, pois essa informação fica ininteligível através da tecnologia da tokenização, realizada na instituição financeira que processa o pagamento; onde ocorre um processo de substituição dos dados reais por outros equivalentes, com mesmo formato e protegidos por uma chave de criptografia. Assim, as transações financeiras ocorridas na plataforma respeitam a todos os protocolos de segurança e privacidade exigidos por lei, dispostos por meio do gateway de pagamentos utilizado pela HIKARI, API de meios de pagamento responsáveis pelo serviço.

Ao acessar os sistemas disponibilizados para utilização dos serviços, como Área do Estudante, serão coletados dados como: nome, matrícula, data, horário e IP de acesso.

Informações Sobre Vínculo Empregatício (Colaborador)

No caso de vínculo empregatício, coletaremos os dados necessários para cadastro e registro do colaborador em nossos sistemas internos, sistemas governamentais e para questões trabalhistas e previdenciárias, dados estes que serão fornecidos diretamente pelo colaborador no processo seletivo e ou no ato de sua contratação e atualizados no decorrer do vínculo empregatício.

Informações de Terceiros

Alguns dos seus dados pessoais também podem ser coletados por meio de fontes disponíveis ao público, prestadores de serviço, órgãos governamentais e parceiros, como, por exemplo, Polos de Apoio Presencial no ensino à distância, bancos de currículos, sites de descontos e ou bolsas de estudos e programas educacionais do Ministério da Educação.

A HIKARI também pode obter informações sobre você provenientes de bancos de dados públicos e privados, parceiros comerciais e ou de outros prestadores de serviço quando você vincular sua Conta a esses prestadores (“Terceiros“), desde que tais Terceiros tenham obtido as informações em conformidade com a legislação aplicável. Essas informações poderão ser associadas às demais informações que a HIKARI coleta sobre você. As informações fornecidas por Terceiros à HIKARI obedecem à disciplina própria estabelecida por tais Terceiros e poderão estar sujeitos às suas respectivas políticas de privacidade.

Para qual finalidade coletamos e usamos os seus dados

As suas informações, incluindo seus dados pessoais, são utilizadas para prestar e aprimorar a Plataforma Tecnológica (website, AVA e Aplicativo) e os Serviços da HIKARI; principalmente no que se refere a execução contratual, cumprimento de obrigação legal/regulatória, exercício regular de direitos, legítimo interesse e consentimento.

Os dados são coletados para viabilizar:

  1. A formalização da contratação dos nossos serviços, contemplando as especificidades de acordos comerciais;
  2. Cadastro adequado nos sistemas e plataformas utilizados para a prestação dos serviços contratados;
  3. O processamento de pagamentos;
  4. A oferta de serviços, promoções e condições especiais que possam ser do seu interesse e customização de ações de publicidade;
  5. O aprimoramento contínuo dos nossos serviços, por meio de atividades de pesquisa, análise e inovação;
  6. O aprimoramento continuo da nossa Plataforma Tecnológica estética e funcionalmente, incluindo website, AVA e Aplicativo;
  7. Comunicação adequada no que se refere a esclarecimento de dúvidas, suporte técnico;
  8. O envio de informações relevantes como informações sobre o calendário acadêmico, eventos internos, alertas sobre prazos ou riscos relevantes, entre outros;
  9. Cumprimento de determinações legais, judiciais, regulatórias ou administrativas e ofícios de autoridades competentes; e
  10. Monitorar atividades e tendências de uso, assim como mensurar o nível de interação e engajamento em relação aos nossos serviços.

Com quem compartilhamos os seus dados

Em hipótese alguma, a HIKARI licencia, vende ou transfere dados pessoais a qualquer terceiro, visando a obtenção de lucro ou de forma contrária a esta Política de Privacidade e Proteção dos Dados.

De forma geral, compartilhamos seus dados pessoais apenas com as pessoas, entidades, autoridades e empresas que precisam lidar com eles para que possamos fornecer os serviços educacionais que você contratou. Tais como:

  1. Órgãos e Autoridades governamentais: Para cumprimento de determinações ou obrigações legais e regulatórias, fiscalizações e avaliações, concessão de bolsas e financiamento estudantil, entre outros. Ou ainda para defesa dos direitos do Grupo ante processos judiciais ou administrativos;
  2. Polos Parceiros: Para concretização de matrículas e prestação dos serviços educacionais contratados;
  3. Instituições Financeiras, Provedores de Meios de Pagamento, Integradores de Meios de Pagamento e Empresas de Cartões de Crédito: Para processar o pagamento referente aos serviços educacionais e administrativos adquiridos;
  4. Prestadores de serviços que tratam dados pessoais em nome da HIKARI, de modo a desempenhar determinadas funções relacionadas com as suas atividades, tais como, mas não somente:
    • Cobranças e negociação de pendências financeiras existentes;
    • Ações de marketing e comunicação (anúncios, e-mail marketing, telemarketing e mensuração do alcance dos nossos serviços e ações de comunicação);
    • Serviços de nuvem para a nossa plataforma e sistemas e hospedagem de serviços e conteúdos;
    • Auditoria externa, para identificação e prevenção de fragilidades relacionadas a atividades ilícitas, fraudulentas ou suspeitas.

Como Protegemos, Armazenamos, Tratamos e Transferimos seus Dados

Todas as transações de pagamento, com cartão de crédito ou não, são executadas com a tecnologia SSL (Secure Socket Layer), garantindo que todos os dados pessoais do cliente, tais como, dados de cartão de crédito e histórico de viagens, jamais sejam divulgados indevidamente. Além disso, essa tecnologia visa impedir que as informações sejam transmitidas ou acessadas por pessoas não autorizadas.

As informações coletadas são armazenadas em serviços de data center e nuvem, providos por empresas confiáveis que podem estar localizados no Brasil ou no exterior. Esses prestadores, utilizam práticas de segurança da informação adequadas em todos os seus sistemas e infraestrutura, incluindo medidas físicas e digitais de segurança visando garantir a proteção de suas informações.

As medidas de segurança utilizados pela HIKARI aplicam-se somente a partir do momento em que as recebe e enquanto as mantém sob sua guarda. O funcionamento e a segurança do dispositivo que você usa para acessar a Plataforma Tecnológica da HIKARI, bem como da rede pela qual os dados trafegam não são de responsabilidade da HIKARI.

Apesar dos cuidados e esforços mencionados, não é possível garantir que nossos serviços e sistemas são invioláveis. Por isso, também contamos com a sua colaboração para proteger adequadamente suas senhas de acesso e limitar o acesso de Terceiros aos seus dispositivos, contas e dados pessoais. Além disso, contamos com equipes preparadas para detectar e responder, no caso da ocorrência de algum incidente que comprometa a segurança dos seus dados.

Alteração na Política de Privacidade

Estamos sempre buscando melhorar nossos serviços, portanto, esta Política de Privacidade poderá passar por atualizações. Por isso, antes de acessar nossa Plataforma Tecnológica ou usar nossos serviços consulte nossa Política em nosso website institucional, a qual conterá a data de sua última alteração.

Os acessos aos nossos serviços e canais realizados após a divulgação de tais alterações pressupõe que você concorda em estar vinculado à nova versão da Política.

Legislação Aplicável

O presente documento foi elaborado em conformidade com a Lei Federal n. 12.965 de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet), com a Lei Federal n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei de Proteção de Dados Pessoais) e com o Regulamento UE n. 2016/679 de 27 de abril de 2016 (Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados Pessoais – RGDP).

Formulários de Contato

Se você estiver preocupado com sua privacidade, tiver uma reclamação, pergunta ou solicitação referente a este assunto, entre em contato conosco usando o nosso formulário de contato.

 

Última atualização deste documento: 23 de dezembro de 2021.